Em ordem alfabética
Peça: A Pele Costura o Tempo
Autor: Ronaldo Ventura
Direção: Ana Cecilia Reis
Elenco: Ana Cecilia Reis
Grupo: Plúmbea Teatro
Sinopse:Entre memórias, ancestralidades e ciclos femininos, uma mulher costura com palavras e gestos as muitas formas de ser e sentir. Guiada pela força das Yabás - Oxum, Ewa, Iansã, Iemanjá e Nanã - ela atravessa paisagens internas feitas de infância, vínculos e heranças de mulheres. O espetáculo é um rito poético de reconexão com a natureza e a liberdade.
Peça: Da outra margem do rio
Autor: Livremente inspirado na obra de Mia Couto
Direção: Madson José
Elenco: Luisa Alves
Grupo: Teatro Circense Andança
Sinopse: Somos aquilo que retorna, temos gravado em nossos corpos, o antes e o depois do mundo. Somos feitos daqueles que já passaram, dos seres que, mortos, renascem em nós num outro tempo. E são esses eus todos, povoados de ancestralidade e fazedores de amanhã, que se criam naquilo que pulsa e transforma.
Peça: Encantos de África e Brasil
Autor: Monica Valverde Xavier
Direção: Monica Valverde Xavier
Elenco: Aline de Andrade, Anderson Oliveira, Eva Lucia Casciano e Júlio César de Anúncio (Mestre Suspeito)
Grupo: Afroserra
Sinopse:A peça infanto juvenil é inédita e surgiu a partir de um projeto realizado no CCSQ/2023.
Todo o elenco é composto por pessoas negras, integrantes do Grupo de Artes do Ponto de Cultura Afro Serra, fundado há 12 anos.
O enredo se passa em uma escola pública, onde a professora de artes sugere aos seus alunos do EJA, que preparassem uma apresentação de teatro para a Festa da Consciência Negra com o tema: Lendas e Contos da oralidade Africana e Afro Brasileira.
O final é surpreendente e encantador.
Peça: Jorge, O Santo Guerreiro
Autor: Fred Justen
Direção: Fred Justen
Elenco: Rafael Nogueira, Marcos Retondar, Christiane Carvalho, Jéssica Leite, Beth Medeiros, Cristopher Raoni, Matheus Jeronymo, Elbes Laurentino.
Sinopse: A Satura Companhia de Teatro no auge dos seus 32 anos de estrada, tem a honra e o prazer de apresentar "Jorge, O Santo Guerreiro" um espetáculo em homenagem ao poderoso Jorge da Capadócia.
A Saga conta que Jorge, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina onde foi promovido capitão do exército romano aos 23 anos de idade, era homem de confiança do cruel imperador Diocleciano.
Ao se negar seguir todos os padrões que a sociedade o impunha, Jorge decidiu desafiar a tirania do imperador.
Peça: Lendas do Rio São Francisco
Autor: Andressa Hazboun
Direção: Laércio Motta
Elenco: Raquel Theo e Rose Assis
Grupo: Coletivo na caixa
Sinopse: Um mergulho nas águas encantadas do Rio São Francisco. Histórias que nascem da terra, correm feito rio, evaporam no calor do sol e voam no ar. Duas atrizes conduzem o público por um universo sensível, onde cada elemento da natureza revela um mistério, muitas lendas. Idealizado por Rose Assis e Raquel Theo, com direção de Laércio Motta, o espetáculo convida a navegar pelos cantos, cores e sonhos que habitam o imaginário das margens do Velho Chico.
Peça: Lola e a Máquina do Tempo
Autor: Camor Martins
Direção: Felipe Batista
Elenco: Camor Martins, Bruna Dutra, Daniel Cellos e Ester Gastaldo
Grupo: Grupo Teatral Histeria
Sinopse: Lola é uma cientista teimosa e obstinada que, após causar um grande vexame durante a Feira de Ciências, vê como única alternativa voltar no tempo para impedir que a confusão aconteça. Ao lado de seus fiéis assistentes, Plasmídio e Célula, ela decide retomar uma velha invenção inacabada: a Máquina do Tempo. Agora, precisam descobrir como fazê-la funcionar, e rápido, antes que os colegas furiosos os alcancem.
Peça: Manual para desaparecer com estilo
Autor: Laércio Motta Lima
Direção: Laércio Motta Lima
Elenco: Laércio Motta Lima
Sinopse: Um solo em forma de manual. Fragmentos cênicos desenham, passo a passo, modos possíveis de desaparecer com estilo. Entre realities, redes e silêncios, um corpo tenta falhar com dignidade diante do espetáculo do mundo. Último movimento de uma trilogia sobre o fim das coisas.
Peça: Multidão Fantasma
Autor: Gabriel Candido
Direção: Renan Miranda e Gabriel Candido
Elenco: Renan Miranda e Gabriel Candido
Sinopse: O espetáculo "Multidão Fantasma" é fruto da esquete de mesmo nome, estreada no FETEPE 2025. É uma autoficção que caminha entre o teatro narrativo e a performance para abordar a descoberta da sexualidade em meio a uma sociedade machista e sexista. O espetáculo acompanha o desenrolar da história de amor entre o narrador e seu vizinho, as dores sofridas e causadas questionam até que ponto a "cultura" das gerações anteriores pode criar uma sociedade cruel e violenta com quem é diferente.
Peça: O Menino que virou Anjo
Autor: Laell Rocha
Direção: Ariel Barbosa
Elenco: Ariel Barbosa, Fernanda Lyra, Matheus Teles e João Pedro Gomes
Grupo: Cia corpo em cena
Sinopse: A peça narra a jornada de Jó, um menino santo do sertão nordestino que vive em uma cidade esquecida no mapa. Amigo dos animais e aprendiz de construções de pau-a-pique com o João-de-Barro, Jó sonha em conhecer a "cidade luz", descrita por um cigano viajante. Em sua jornada, ele é visitado por São Jorge, Santa Clara e São Francisco, que o guiam em uma aventura mística entre o real e o imaginário. Com elementos de fantasia, o espetáculo aborda temas como resiliência, esperança e a busca por sonhos
Peça: RESTA 1
Autor: Diego Marques e Léo Gaviole
Direção: Karla Concá
Elenco: Diego Marques, Léo Gaviole e Dalus Gonçalves.
Sinopse: Após a morte do senhor José Honório, dono do tradicionalíssimo circo Bragança, o Palhaço MortaNdela (Léo Gaviole) se vê obrigado a levar em frente o espetáculo de seu mestre. Mas há um problema: sua dupla, Palhaço Funil (Diego Marques) é muito atrapalhado. Para piorar a situação, parece que uma presença misteriosa e arrepiante ronda o circo nos últimos dias. É o Zé Caveira (Dalus Gonçalves), o espírito desencarnado do falecido patrão.