Independência?!
Autor: Sylvio Costa Filho
Diretor: Sylvio Costa Filho
Elenco: Atriz: Andrea Brisson, Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Felipe Marques, Regina Guimarães
Músico convidado: Paulo Peçanha
Sinopse: "Independência"?! É parte do projeto "FETEPE, no Bicentenário da Independência é um espetáculo teatral, que retrata os fatos históricos relevantes do Bicentenário da Independência do Brasil, contextualizados com a história de Petrópolis, cuja fundação está intimamente ligada a D. Pedro I. Em uma escola pública funcionários contam a história de um país que se vai descobrindo. Não só um grito, mas muitos. Escravos, povo, mulheres heroínas, gente esquecida reconstruindo à independência.
Assista:
https://youtu.be/sjJ_yvXaRUg
Velho circo novo mundo
Autor: Madson José Carvalho
Diretor: Direção coletiva
Elenco: Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Léo Gaviole e Madson José
Sinopse: Três palhaços ( Cacareco, Mortandela e Tonico) e uma palhaça ( Flotulência) trazem ao picadeiro um espetáculo inspirado em antigos clássicos da poesia, literatura, teatro e cultura popular. Mas na correria dos novos tempos, tudo se fragmenta, escapa, se enrola. E dessa enrolação surge uma Grande Obra em obras.
O espetáculo Velho Circo Novo Mundo utiliza as linguagens do teatro, do circo, da palhaçaria, da música, da dança e da cultura popular brasileira, que, entremeadas, compõem a narrativa.
Assista:
https://youtu.be/nfE1KjkXrMo
Amigo imaginário
Autor: Laércio Motta
Diretor: Laércio Motta
Elenco: Laércio Motta
Sinopse: Desde a partida do seu amigo imaginário, Peterson decidiu ser médico. Se dedicou aos estudos que visavam curar dores imaginárias e desenvolveu um método anti solidão. Hoje, poucas pessoas aderem suas ideias, mas Peterson vive como se fosse uma grande referência no seu país.
Essa peça solo é um desdobramento da peça virtual Tempos Verbais de 2021. Agora, com o público presente, o artista criador se propõe a uma continuidade na linguagem performativa da sua pesquisa.
Assista:
https://youtu.be/LwrHo_edosM
Raízes
Autor: Soninha Maracanã, Yuri Mendes, Nicole Pinheiro e Topre
Diretor: Yuri Mendes e Soninha Maracanã
Elenco: Ariel Barbosa, Cleo Fernandes, Leandra Lima, Matheus Teles, Matheus Almeida, Maicon Vianna, Nicole Pinheiro, Soninha Maracanã, Sulamita Costa, Topre, Yuri Mendes e Yago Carvalho..
Sinopse: Raizes" é o primeiro espetáculo teatral realizado pelo coletivo Denegrindo, grupo criado por artistas negros de Petrópolis que tem como principal objetivo aprofundar o debate racial na cena artística da cidade e enaltecer a cultura afro-brasileira produzida em Petrópolis. O coletivo põe em cena histórias, cantos e saberes ancestrais que são constantemente apagados da nossa história "oficial", mas que resistem através do tempo, como movimentos de orixás, itãs, cantos vissungos e samba de roda.
Assista:
https://youtu.be/XhHjESjR1b8
Contando o Brasil
Autor: Gabriel Candido
Diretor: Fred Justen
Elenco: Felipe Marques, Gabriel Candido, Matheus Teles e Jonas Raibolt.
Sinopse: O espetáculo "Contando Brasil" propõe um resgate ao folclore brasileiro, conduzido por um grupo de artistas saltimbancos que contam lendas do folclore brasileiro usando música, acrobacias, palhaçaria e outros elementos circenses. Com intenção de divulgar nossa cultura popular e transmitir a mensagem de preservação ambiental, tão presente nos povos nativos brasileiros.
Assista:
https://youtu.be/HcsNvL2u3qA
Show de encerramento
O show "Clássicos do Samba e MPB" ,apresenta um repertório que passeia por várias vertentes da música popular brasileira. De Cartola até Nelson Cavaquinho, passando por Gilberto Gil e Milton Nascimento.
É um show para todo mundo cantar e alegrar o coração!
Repertório:
A paz, Se eu quiser falar com Deus, Para ver as meninas , Sonho meu, O sol nascerá, Corra e olhe o céu, Preciso me encontrar, O mundo é um moinho, As rosas não falam, Malandro, Saudades da Guanabara, Encontros e despedidas, Rosa morena, Samba da benção, A flor e o espinho e Diz que fui por aí.
Mayara Ferreira
Uma das mais belas vozes do cenário musical petropolitano atualmente, Mayara Ferreira iniciou sua carreira ainda criança, com o preparatório no Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis aprendendo todo o necessário para a iniciação musical. Estudou também na Escola de Música da UCP. Fez parte do Coral Municipal de Petrópolis e já se apresentou nas mais diversas casas especializadas da cidade com diversos grupos e formações.
Sempre levantando a bandeira da Música Brasileira em especial do Samba.
Idealizadora dos Projetos Samba de Terreiro e Samba de Obá, Mayara traz em sua carreira uma forte ligação com as matrizes africanas fazendo um resgate das manifestações afro-brasileiras por meio dos princípios religiosos herdados do continente ancestral do nosso povo. Com o projeto "Elas" , se apresentou em algumas unidades do SESC RJ e em grandes eventos da cidade de Petrópolis, como o Biergarten, Festa Afro Ubuntu e o Natal Imperial pela Dellarte. Participou também do projeto "Samba de Mãos Dadas" em 2020, transmitido pelo canal Live in Petrópolis e do Projeto "Encontra" em 2021, dedicado à produção artística de mulheres da cidade de Petrópolis.
João Pedro Gomes
Nascido em Petrópolis, João Pedro Gomes toca violão desde os 15 anos.
Já se apresentou em diversos espetáculos musicais pelo Brasil afora e, desde 2014 ensina violão. João Pedro dedica grande parte da sua carreira ao ensino musical de jovens e adolescentes das escolas públicas de Petrópolis, com um enfoque voltado para a divulgação e enaltecimento da música popular brasileira.
Assista:
https://youtu.be/RVdrX0HFR6A